<i>"The Name of Our Country is América" - Simon Bolivar</i> The Narco News Bulletin<br><small>Reporting on the War on Drugs and Democracy from Latin America
 English | Español | Português | Italiano | Français | Deutsch | Nederlands August 15, 2018 | Issue #30


Making Cable News
Obsolete Since 2010


Troca Cores: blackwhiteabout colors

Imprima

Busca no Narco News

Narco News Issue #29
Complete Archives

Narco News is supported by The Fund for Authentic Journalism


Follow Narco_News on Twitter

Sign up for free email alerts list: English

Lista de alertas gratis:
Español


Contact:

Publisher:
Al Giordano


Opening Statement, April 18, 2000
¡Bienvenidos en Español!
Bem Vindos em Português!

Editorial Policy and Disclosures

Narco News is supported by:
The Fund for Authentic Journalism

Site Design: Dan Feder

All contents, unless otherwise noted, © 2000-2011 Al Giordano

The trademarks "Narco News," "The Narco News Bulletin," "School of Authentic Journalism," "Narco News TV" and NNTV © 2000-2011 Al Giordano

XML RSS 1.0

Comentários sobre o soco “um dois ” de Lula

O governo brasileiro deve trabalhar para a descriminalização dos usuários de drogas e mirar nos “lavadores de dinheiro”?


Por Leitores do Narco News
(isso significa você!)

29 de abril 2003

Comentários sobre a matéria:

Lula: a guerra das drogas é uma guerra de classes
O presidente do Brasil abre a caixa preta da “narco-corrupção”
Por: Al Giordano

Especial para The Narco News Bulletin

Sob Medida
Ministério da Justiça e Banco Central lancam estratégias de combate à lavagem de dinheiro no Brasil
Por Karine Muller

Reportando de Brasília

Comentário do Editor:

Ainda que outros chefes de estado – notavelmente Jorge Batlle no Uruguai (em 2000) e Vicente Fox no México – defenderam a descriminalização das drogas, o presidente do Brasil Lula da Silva parece ser o primeiro a traçar uma estratégia para implementar esse objetivo.

Enquanto que seu Ministério da Saúde propôs programas de redução de danos para diminuir os danos associados com o consumo de certas drogas que são proibidas, os oficiais de justiça de Lula – mais notavelmente o Ministro Márcio Thomaz Bastos e seu Secretário de Segurança Nacional Luis Eduardo Soares – também clamaram pela descriminalização das drogas.

O que é interessante, e inédito, é a estratégia que vem sendo traçada: Afastar os recursos da lei que perseguem e aprisionam o usuário de drogas e o pequeno traficante e correr atrás dos narcotraficantes de colarinho branco, os que lavam o dinheiro ilícito das drogas fazendo-o aparecer como uma atividade legal de algum negócio.

Isso é o que os boxeadores chamam de soco “um dois”. O primeiro tira o equilíbrio do oponente com a chamada para a descriminalização das drogas, e o segundo, bate no adversário para leva-lo ao chão por meio da corrida atrás do dinheiro das drogas que nunca é tocado. Poderia isso levar ao fim da proibição das drogas?

Em minha reportagem sobre esses avanços, sugiro que há uma estratégia política a ser implementada, uma que dá às elites somente uma porta de saída para evitar que os processos recaiam sobre eles: apoiar a legalização, a anistia para todos os defensores e condenados pela guerra das drogas e acabar com a proibição de uma vez por todas.

Mas posso estar errado nessa análise. O que você acha, caro leitor?

Seria ir atrás dos lavadores de dinheiro, dos verdadeiros narco que Lula diz que se encontram “nas grandes capitais financeiras”, uma consistente estratégia anti-proibicionista?

Você acha que se o governo mirar finalmente, nos narcotraficantes de colarinho branco, que as elites, incluso a mídia comercial, continuará a propor o regime e a ideologia proibicionista?

Deveria essa estratégia ser desenvolvida em outros lugares, como em seu país?

Políticos de todos os países falam de acabar com a lavagem de dinheiro, mas suas políticas continuam a lotar as prisões com os pobres. Você acha que os membros da administração do Lula estão falando sério sobre isso? E caso estejam, o que você acha que vai acontecer?

Ofereça seus comentários sobre a descriminalização dos usuários de drogas, redução de danos, a mira na lavagem de dinheiro, Lula, Bastos, Soares e os comentários do senador Peres e Cabral a favor do debate da legalização, aqui:

(Um conselho sobre como garantir que seus comentários, a favor ou contra, sejam publicados no Narco News — o critério número um é: “Jamais entedie o leitor!”—, veja as instruções na página de Comentários dos Leitores)

Share |

Read this article in English
Lea Ud. el Artículo en Español

Discussion of this article from The Narcosphere


For more Narco News, click here.

The Narco News Bulletin: Reporting on the Drug War and Democracy from Latin America