<i>"The Name of Our Country is América" - Simon Bolivar</i> The Narco News Bulletin<br><small>Reporting on the War on Drugs and Democracy from Latin America
 English | Español | Português | Italiano | Français | Deutsch | Nederlands August 15, 2018 | Issue #43


Making Cable News
Obsolete Since 2010


Troca Cores: blackwhiteabout colors

Imprima

Busca no Narco News

Narco News Issue #42
Complete Archives

Narco News is supported by The Fund for Authentic Journalism


Follow Narco_News on Twitter

Sign up for free email alerts list: English

Lista de alertas gratis:
Español


Contact:

Publisher:
Al Giordano


Opening Statement, April 18, 2000
¡Bienvenidos en Español!
Bem Vindos em Português!

Editorial Policy and Disclosures

Narco News is supported by:
The Fund for Authentic Journalism

Site Design: Dan Feder

All contents, unless otherwise noted, © 2000-2011 Al Giordano

The trademarks "Narco News," "The Narco News Bulletin," "School of Authentic Journalism," "Narco News TV" and NNTV © 2000-2011 Al Giordano

XML RSS 1.0

Apoio mundial à APPO

Los de abajo


Por Gloria Muñoz Ramírez
La Jornada

27 de novembro 2006

O movimento popular de Oaxaca ganha espaços e legitimidade no mundo da resistência. Já não é apenas a repressão que convoca ativistas, coletivos, agrupamentos políticos, religiosos e de direitos humanos, gente da arte, da academia e da cultura de mais de 20 países, senão a expressão de uma forma organizativa autônoma que se converte pouco a pouco em referência de transformação política impulsionada desde baixo.

Um ato repressivo impulsionou a criação da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO) em junho passado, e a bárbara investida dos governos federal e estadual, iniciada nos dias 27 e 29 de outubro, que incluiu novos assassinatos, detenções e a ocupação da cidade pela Polícia Federal Preventiva (PFP), desencadeou um movimento internacional de solidariedade apenas comparável em intensidade àquele convocado pelos zapatistas e o povo de São Salvador Atenco (com suas próprias e diferentes histórias).

Até o momento se registram nas diferentes redes internacionais de comunicação mais de 160 ações de solidariedade com Oaxaca em menos de um mês. Só a jornada de mobilização do passado dia 20, convocada e impulsionada pelo Exército Zapatista de Liberação Nacional e conseguida pela própria legitimidade conquistada pelo movimento, se reportaram 47 mobilizações em 46 cidades do planeta.

As embaixadas e consulados mexicanos têm sido alvo de protestos contra a política de repressão governamental. Marchas, encontros, velas, conferências, bloqueios, performances e outras atividades culturais também vem acompanhando as ações. Porém não unicamente têm saído às ruas a condenar a onda de violência institucional, agora se há iniciado conversas informativas e debates na Europa, Estados Unidos e América Latina sobre a importância de acompanhar um movimento autônomo que enfrenta todos os dias ao poder com uma prática cuja principal força e motor é o próprio povo.

Estão sendo formados coletivos de solidariedade internacional ao povo de Oaxaca, ou assembléias de apoio, isto é, se começa a passar da mobilização à formação de uma rede organizada que acompanhe politicamente o movimento. E justo neste processo surgem o debate e as perguntas sobre a constituição e estratégia da APPO, pois é politicamente correto manifestar-se contra a impunidade e a opressão em qualquer lugar do mundo, mas envolver-se com uma experiência política nova já é um segundo passo.

Em Salamanca, Espanha, por exemplo, se constituiu a Assembléia de Solidariedade à Oaxaca, mesma que agora começa um debate sobre o caráter político da APPO, para o qual convoca “a todas as pessoas, povos, coletivos e movimentos que lutam com os povos de Oaxaca”. Sem pretender deslegitimar um movimento que abre caminho nas ruas, barricadas e assembléias, em meio à repressão cotidiana, deixam claro que necessitam do intercâmbio de idéias. O árduo caminho, evidentemente, apenas começa, com raízes profundas e verdadeiras.

Share |

Read this article in English
Lea Ud. el Artículo en Español
Lisez cet article en français
Legga questo articolo in italiano

Discussion of this article from The Narcosphere


Enter the NarcoSphere for comments on this article

For more Narco News, click here.

The Narco News Bulletin: Reporting on the Drug War and Democracy from Latin America